Você está visualizando atualmente REGIÃO PERMANECE NA BANDEIRA LARANJA

 

O Governo Estadual atendeu o recurso protocolado pela AMAU e a região R16 – Alto Uruguai, que abrange 31 municípios e mais Nonoai e Rio dos Índios, permanece na bandeira laranja para a 10ª semana, de 14 a 20 de julho, do Distanciamento Controlado do Governo do Estado.

Desde quando foi anunciada a bandeira vermelha para esta semana, a equipe da AMAU esteve reunida para montar o Pedido de Reconsideração, com a documentação que comprovaram aos órgãos estaduais, pois não há grande incidência na maioria dos municípios componentes da região, sendo que a passagem para a bandeira vermelha comprometeria vários setores.

A Região 16, com a ação engajada e articulada de todos os municípios, tem apresentado até o presente momento, resultados muito satisfatório em relação à pandemia, conforme os números justificados.

Para o presidente da AMAU e prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Luiz Ceron, “a permanência na bandeira laranja é graças ao empenho da equipe de trabalho, através do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, colegas prefeitos e prefeita, colaboradores e jurídicos, sempre montando um material com conteúdo consistente e muito bem elaborado. Apresentamos o recurso e conseguimos permanecer na bandeira laranja. Mas queremos dizer a população regional que precisamos continuar com o máximo de rigor as ações de prevenção, conforme orientações dos profissionais da saúde”, finaliza o presidente Mario Ceron.

COMO O RISCO É CALCULADO
Cada região é avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final: Propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população); Capacidade de atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento). Conforme o grau de risco calculado com pesos diferenciados para cada indicador, as regiões recebem uma cor de bandeira.

BANDEIRA LARANJA
A bandeira laranja significa risco médio, o que quer dizer que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.
Conforme o resultado do cruzamento de dados divulgados, cada local recebe uma bandeira nas cores amarela (risco baixo), laranja (risco médio), vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo).
O monitoramento dos indicadores de risco é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da semana seguinte.

Deixe um comentário