História – Missão – Atuação

A Associação de Municípios do Alto Uruguai foi fundada em 09/10/1970 e teve seu 1º Estatuto em reunião realizada no município de Gaurama, em data de 19 de julho de 1971, e atualizado na Assembléia Geral realizada na Sede Administrativa da AMAU® no dia 28/12/2005.

O extrato do Estatuto foi publicado no Diário Oficial de nº 30, de 24 de agosto de 1976, página 33.

A Associação compunha-se então de 15 municípios: Aratiba, Barão de Cotegipe, Campinas do Sul, Erechim, Erval Grande, Gaurama, Getulio Vargas, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, São Valentim, Sertão, Severiano de Almeida e Viadutos.

Sendo acrescidos a esse número, as sete emancipações ocorridas no ano de 1988: Áurea, Entre Rios do Sul, Erebango, Estação, Faxinalzinho, Ipiranga do Sul, Três Arroios. Sendo neste período composta por 22 municípios.

Sendo acrescidos a este número, as cinco emancipações de 1992: Barra do Rio Azul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua e Ponte Preta. Sendo assim nesse período composta por 27 municípios.

Sendo acrescidos a esse número as duas emancipações de 1995: Benjamin Constant do Sul e Floriano Peixoto. Sendo assim neste período composta por 29 municípios.

Sendo acrescidos a esse número as três emancipações de 1996: Cruzaltense, Paulo Bento e Quatro Irmãos.

Atualmente a Associação de Municípios do Alto Uruguai conta com 32 municípios associados e assim discriminados: ARATIBA, ÁUREA, BARÃO DE COTEGIPE, BARRA DO RIO AZUL, BANJAMIN CONSTANT DO SUL, CAMPINAS DO SUL, CARLOS GOMES, CENTENÁRIO, CHARRUA, CRUZALTENSE, ENTRE RIOS DO SUL, EREBANGO, ERECHIM, ERVAL GRANDE, ESTAÇÃO, FAXINALZINHO, FLORIANO PEIXOTO, GAURAMA, GETÚLIO VARGAS, IPIRANGA DO SUL, ITATIBA DO SUL, JACUTINGA, MARCELINO RAMOS, MARIANO MORO, PAULO BENTO, PONTE PRETA, QUATRO IRMÃOS, SÃO VALENTIM, SERTÃO, SEVERIANO DE ALMEIDA, TRÊS ARROIOS E VIADUTOS. 

 

A finalidade da Associação de Municípios do Alto Uruguai é a integração de todos os seus associados, tanto administrativamente como economicamente, respeitando as suas autonomias, sendo que não há objetivos de obter resultados financeiros, uma vez que não tem fins políticos e lucrativos, unicamente pregar a união e a integração de todos os seus 32 Municípios Associados.

Representamos os Municípios que a compõe junto a FAMURS, CREDENOR, COREDES e Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, bem como o Governo do Estado e União Federal.

Quando houve a criação da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, a AMAU® teve participação importante, tanto que o Presidente da AMAU® integra e participa da Diretoria.

%d blogueiros gostam disto: