Você está visualizando atualmente Um histórico de 200 avaliações do cenário da epidemia regional na R16
Campanha 01

Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU

Na assembleia ordinária da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), realizada em 17 de março de 2020 (Ata nº03/20), foi constituído o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU, por aprovação unânime dos prefeitos.

Na ocasião, o presidente da AMAU era o prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, atual coordenador regional de saúde da 11ª CRS. Diante de um cenário sombrio que evoluía a passos largos, assolando o mundo, a região entendeu, face aos fatos e a preocupante situação, constituir um grupo para pensar a região como um todo, envolvendo 34 municípios, num contingente populacional de aproximadamente 240 mil pessoas.

O colegiado regional foi constituído pelas seguintes entidades:

  1. Presidente do COSEMS/11ª CRS e Secretária de Saúde de Jacutinga;
  2. Secretário de Saúde de Ipiranga do Sul;
  3. Secretário de Saúde de Severiano de Almeida;
  4. Secretário de Saúde de Erval Grande;
  5. Secretária de Saúde de Entre Rios do Sul;
  6. Fundação Hospitalar Santa Terezinha;
  7. 11ª Coordenadoria Regional de Saúde;
  8. Assessor Técnico da Secretaria de Saúde de Erechim;
  9. AMAU;
  10. 13º BPB – Brigada Militar
  11. Força Voluntária/ Defesa Civil.

 

Em 28 de janeiro de 2021, a nova mesa diretora da AMAU, sob a presidência do prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, decidiu manter a atuação regional, mediante as ações do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, face aos resultados apresentados no combate à covid-19, que colocaram o Alto Uruguai num patamar diferenciado pelas ações regionalizadas.

 

Agindo na hora certa

Durante a evolução do cenário pandêmico, com episódios de agravamento e superlotação das estruturas hospitalares, o Comitê implantou a Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), com a finalidade de sistematizar, avaliar, comparar, monitorar e fazer paralelos com outras regiões através de vários indicadores, entre eles: casos ativos, recuperados, óbitos, taxa de recuperação, taxa de letalidade, ocupação dos leitos de UTI e clínicos, leitos regionais, imunização, municípios com casos e sem casos, entre outros.

Sob a ótica do Estado, através do Sistema de Distanciamento Controlado e posteriormente do Sistema 3As (aviso, alerta e ação), o território foi dividido em 21 regiões, sendo a nossa a Região 16. Também foram elencadas macrorregiões no qual dividimos território com as cidades vizinhas de Passo Fundo e Palmeira das Missões.

 

Primeiro caso

O primeiro caso positivo da Covid 19 surgiu em meados de março de 2020, na cidade de Erechim, e com o passar dos meses a epidemia foi se disseminando para toda a região, atingindo todos os municípios.

O comitê regional se reúne semanalmente, através de vídeo conferência, desde março de 2020, com o intuito de avaliar o cenário e, a partir dos indicadores e dados, adotar as medidas pertinentes no campo da prevenção e enfrentamento da epidemia regional do novo coronavírus.

 

200 avaliações

Hoje, decorrido 18 meses, o comitê regional realizou 200 avaliações do cenário pandêmico, através da análise dos indicadores da PRM. No decorrer do processo, várias foram as ações elencadas pelo colegiado, que contribuíram efetivamente, para minimizar os indicadores da pandemia.

 

Ações Realizadas:

Criação do Fundo regional de Enfrentamento da Covid, com recursos repassados pelas Comarcas de Erechim, Gaurama e São Valentim;

Defesas junto ao Distanciamento Controlado, com vários recursos deferidos;

Elaboração dos Planos de Contingência;

Elaboração do Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento da Covid;

Elaboração dos Planos de Fiscalização;

Aquisição de Equipamentos de proteção individual para a R16;

Aquisição de álcool etílico 70% e álcool glicerinado a 80%;

Aquisição de Testes Rápidos e RT-PCR;

Visitas as Reservas Indígenas;

Aquisição de Termômetros Digitais;

Aquisição de cobertores para as reservas indígenas;

Realização de Campanhas de prevenção e alertas;

Entre outros.

 

Polis destaca papel do Comitê

“A AMAU, a partir da união dos prefeitos e com o suporte técnico do Comitê, tem pautado sua atuação frente à pandemia com responsabilidade e compromisso com a preservação da vida. Para tanto, nosso Comitê tem sido fundamental, o que nos permite, de modo integrado, a tomada de decisão com segurança e resultados, que nos conduziram, enquanto região, à posição de destaque em âmbito estadual em diferentes critérios. Somos, por exemplo, em todo RS, a região com menor taxa de letalidade do novo coronavírus e uma das três que mais vacina sua população.

Na hora certa e da maneira correta, implementamos, com o suporte do Comitê e demais parceiros, medidas de prevenção, sensibilização e conscientização das pessoas, o que nos permitiu salvarmos muitas vidas, garantindo, dentro do possível, a manutenção de atividades produtivas.

Hoje, ao chegarmos às 200 avaliações do cenário da epidemia regional na R16, penso que cabe, em nome da AMAU e da comunidade, agradecer a cada membro do Comitê pelo tempo dedicado e o serviço prestado às mais de 240 mil pessoas do nosso Alto Uruguai. Vocês têm sido gigantes! Porém, precisamos seguir atentos e vigilantes, monitorando diariamente o quadro da doença, respeitando a ciência e agindo quando necessário, pois a pandemia ainda não acabou. Juntos, com certeza, somos mais fortes”.

 

 

Arpini destaca ações regionalizadas

“Indiscutível a importância do enfrentamento regional, quando estamos diante do ‘temido e traiçoeiro’ coronavírus. A R16 demonstrou serenidade quando da implantação do comitê regional (primeiro a nível regional do Estado), a partir do fato de que estamos atravessando uma pandemia. Focamos todas as nossas ações, desde março de 2020, em ações regionalizadas, articuladas e integradas, envolvendo todos os municípios alvo de monitoramento e podemos, a partir dos nossos indicadores e análises, verificar a movimentação do coronavírus a nível regional e, muitas vezes, antecipar nossas ações de prevenção e enfrentamento, que resultaram em cenários positivos.

Passamos por períodos críticos. Enfrentamos surtos nas reservas indígenas e temos uma migração muito grande de pessoas que trabalham em outras localidades (frigoríficos), mas as avalições (200 análises) possibilitaram uma atuação condizente com o momento.

Todas as construções coletivas levam, inevitavelmente, a melhores resultados. União dos Prefeitos, secretários de Saúde, comitê regional e entidades parceiras oportunizaram um enfrentamento adequado – o momento exigia isso da nossa Região”.

Ceron parabeniza as ações dos envolvidos

Para Mario Luiz Ceron, que há época da criação do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, presidia a AMAU, foi graças ao empenho e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Comitê, que contou e ainda conta com a confiança e apoio de todas as lideranças regionais, em que pese o momento triste vivenciado com a pandemia, vem conseguindo dar respostas positivas, fazendo coexistir de forma harmoniosa e equilibrada a preservação das vidas, que é o nosso bem maior, com a atividade econômica tão necessária para garantir o sustento de nossas famílias, tendo assim agido com muita sensibilidade.

Agora na função de Coordenador Regional da Saúde, continuamos acompanhando o trabalho desenvolvido sendo a R16 uma das regiões de maior destaque na atuação na pandemia.

A comunidade regional está de parabéns por poder contar neste momento com a união de todos os segmentos envolvidos que se unificaram para combater um inimigo comum.

Parabéns Comitê Regional pelas duzentas avaliações realizadas em prol da saúde da região, parabéns comunidade regional

Deixe um comentário