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No mês de dezembro, do dia 1o ao dia 12, a solicitação de serviços públicos on-line, via aplicativo ou site da prefeitura, atingiu o percentual de 78,44%, informa o Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização da Prefeitura de Erechim

OComitê Permanente de Simplificação e Desburocratização da Prefeitura de Erechim atualizou, nesta semana, as informações sobre o processo de transformação digital. No mês de dezembro, do dia 1o ao dia 12, a solicitação de serviços públicos on-line, via aplicativo ou site da prefeitura, atingiu o percentual de 78,44% e as físicas, presenciais, 21,56%. De modo geral, a segunda onda da transformação digital chega a 65% dos serviços públicos.

Transformação de fato

Segundo o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, toda esta transformação digital ocorreu em menos de um ano, em cinco meses.

“De janeiro a junho deste ano a abertura de processos na prefeitura era na sua grande maioria presencial, sendo 62,29% físicos e somente 37,71% digitais. Do meio do ano para cá, de julho a novembro, houve de fato uma transformação, porque 75,99% das solicitações são digitais e somente 24,01% são físicas”, observa.

E, acrescenta, o secretário ecoordenador, Edgar Marmentini, “o que explica esses números? O comprometimento dos secretários e servidores em toda estamudança, mas ainda temos muito trabalho pela frente, porque a cada etapa vencida a complexidade aumenta, por isso, a colaboração dos servidores é fundamental. A transformação digital é uma conquista de Erechim, vai permanecer e colaborar para o desenvolvimento da cidade”.

Segunda onda

Conforme o diretor da Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, nestasegunda onda de transformação digital, se intensificou a capacitação dos servidores públicos sobre abertura de processos e ordens de serviço. “O treinamento é uma etapa muito importante de todo este processo, porque são os servidores que operam as informações e alimentam o sistema digital, é a efetiva colaboração deles que viabiliza todo este trabalho que está sendo realizado”, explica.

Inventário digital

O diretor comenta que a novidade, neste momento, da segunda onda, é a informatização dos serviços da Diretoria de Patrimônio. “Todo inventário dosbens do município será feito digitalmente, sem a utilização de papel, diretamente em tablets. Esse é mais um avanço na digitalização dos serviços e da gestão pública do município”, observa.

Instalação gerador

“Estamos trabalhando, também, no projeto deinstalação do gerador de energia de 125 KWA, para dar suporte a toda informatização dos processos públicos. Ele vai ficar ao lado do prédio da Prefeitura de Erechim e vai substituir os nobreaks”, afirma.

Odiretor deTransformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, explica que o gerador a diesel será muito mais eficiente e seguro. “Ele tem um dispositivo que detecta a oscilação da energia, quando cair o abastecimento, ligaautomaticamente. O gerador tem capacidade para suportar o tempo que for necessário e, assim, garantir o armazenamento das informações e dos serviços que estão sendo realizados”, ressalta.

A transformação digitalenvolve as atuais 12 secretarias do município, os cerca de 2,9 mil servidores públicos, e integra o programa municipal Investe + Erechim, eestá ligada, também, ao projeto Papel Zero, outra iniciativa do município que, nos últimos dois meses, reduziu 100 mil folhas de papel nos processos administrativos.

Baixe o aplicativo SysCidadão

O cidadão pode acessar, na palma da mão, os serviços já disponíveis de maneira on-line, pelo site ou via aplicativo.Assim, é importante que cada cidadão baixe o aplicativo SysCidadão no celular.

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