A 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas e a 1ª Feira da Agrobiodiversidade foi aberta, na manhã de terça-feira, 26, no Salão de Eventos da Universidade Regional Integrada (URI) em Erechim.
O evento, que se encerra na quinta-feira (28/09), reúne técnicos, extensionistas rurais, profissionais de diferentes áreas do conhecimento, estudantes, professores e interessados da região e do Estado.
As coordenadoras do evento, professora Sonia Zakrzavski e a extensionista da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa, deram as boas-vindas ao público. ’O Brasil tem uma grande diversidade, correspondendo a 22% do total das espécies vegetais do planeta”, destacou Sônia. “Contribuindo para que Brasil detenha um valioso conhecimento na biodiversidade, que envolve as plantas biotivas”, completou Nádia.
Nádia agradeceu ainda a todos as parcerias envolvidas na realização do evento. Sônia destacou a forma participativa. “O evento busca ser referência de encontro, de troca de experiências e informações técnicas e atualização para qualificar as ações de plantas biotivas, em especial das plantas medicinais, condimentares e aromáticas”, afirmou ao destacar a importância do evento para a região e Estado. “É importante aproximar o saber popular do saber cientifico e também passar este resgate para as próximas gerações”.
O representante da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), prefeito de Campinas do Sul, Neri Montepó, destacou a contribuição do evento para o resgate de plantas e até de chás. “Nós, prefeitos da região do Alto Uruguai, temos uma preocupação muito grande com a saúde pública. Por isso, é fundamental essa discussão do uso das plantas medicinais, troca de experiências”.
O presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, destacou que a entidade apoia este evento pela sua importância e que pela primeira vez acontece na região do Alto Uruguai, pois anualmente se realiza no Rio Grande do Sul. “Este tipo de ação é importantíssimo, seja para a questão da saúde das pessoas, quanto para o desenvolvimento. E nós gestores públicos apoiamos e ajudamos a promover a discussão para fortalecer a cadeia produtiva das plantas bioativas (medicinais, condimentares e aromáticas)”.
O diretor geral da URI, campus de Erechim, Paulo Sponchiado também ressaltou a importância desse debate. “Este evento irá contribuir muito para a reflexão e difusão do conhecimento, tanto pela escolha do tema e da qualificação dos painelistas e palestrantes, como pela extensa e qualificada programação”.
Na abertura, o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, também parabenizou a organização do evento e a todos os envolvidos em nome do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn e do secretário, Tarcisio Mineto e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. “A Emater e a SDR são parceiras sempre para contribuir com o desenvolvimento rural”.
A 11ª edição é uma realização da Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e URI Erechim. O evento conta com apoio da Prefeitura de Erechim, Universidade Fronteira Sul, Universidade Estadual do Rio grande do Sul (Uergs), Universidade de Passo Fundo (UPF), Senar, Centro de Apoio a Promoção da Agroecologia (Capa), Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e Cooperativa Alfa, com o patrocínio da Secretaria da Saúde, Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), Sicredi, Fapergs e Itaipu Binacional.

Programação Completa
27 de Setembro – Plantas Medicinais na Atenção Básica
Local: Salão de Atos – Prédio 6

8h30 – Palestra: Implantação da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS-RS
Palestrante: Farmacêutica Sílvia Czermanski – Secretaria Estadual da Saúde do RS
9h30 – Relato de Experiência: Programa Fitoterapia na Atenção Básica de Nova Petrópolis
Palestrante: Representante da Prefeitura e da Emater/RS-Ascar de Nova Petrópolis, RS
10h – Hora do Chá
10h30 – Mesa-redonda: Prescrição e qualidade de Fitoterápicos
Palestrantes: Dr. César Paulo Simionato – UFSC
Alécio dos Passos Santos – Coordenador da Farmácia Viva Itinerante/Raizeiro
Viviane Corazza – Farmacêutica e bioquímica do Centro de Saúde da Lagoa da Conceição/Florianópolis-SC
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Palestra: Desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos no Brasil: desafios e conquistas
Palestrante: Dra. Tania Mari Bellé Bresolin – UNIVALI, Itajaí/SC
15h – Hora do Chá
15h15 – Oficinas e Minicursos
17h15 – Apresentação de pôsteres de trabalhos de pesquisa e de Extensão

28 de Setembro – Plantas bioativas – cadeia produtiva
Local: Salão de Atos – Prédio 6

8h 30 – Realização do 11ª Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai
Público: Estudantes do 9º ao 3º ano do Ensino Médio
Local: a definir
8h30 – Palestra: Plantas bioativas de interesse para o manejo sanitário de agroecossistemas em transição agroecológica
Palestrante: Dr. Gustavo Schiedeck – Embrapa Pelotas
10h – Intervalo
10h30 – Palestra: Produção e comercialização de plantas medicinais no Sul do Brasil
Palestrante: Dr. Pedro Melillo de Magalhães – Unicamp – São Paulo
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Mesa-redonda: Arranjos produtivos locais em plantas medicinais e condimentares
Participantes:
Representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo
Nadia Magali Farina Fiabane da Rosa – Emater/RS-Ascar, Erechim/RS
Rodrigo Strapasson – Produtor de Plantas Medicinais e Condimentares, Erechim/RS
Cecilia Cipriano Osaida – Harmonia Natural, Canelinhas/SC
15h – Hora do Chá
15h – Leitura e aprovação da Carta de Erechim
15h15 – Oficinas e Minicursos
17h – Cerimônia de Encerramento do Evento

Deixe um comentário