Você está visualizando atualmente Primeiras-damas da AMAU acompanham 1ª paciente a utilizar a touca inglesa
O primeiro procedimento com a touca foi realizado nesta sexta-feira, 2, no Santa Terezinha com a presença de primeiras-damas da AMAU

Terezinha Cella de Mariano Moro, que está tratando um câncer de mama, comemora a possibilidade de não perder os cabelos durante a quimioterapia

Recentemente o colegiado das primeiras-damas da AMAU, doaram para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha a Touca Inglesa Paxman, para o setor de Oncologia da casa de saúde, numa parceria com o Sicredi UniEstados e a Cooperalfa.
E nesta sexta-feira, 3 de março, a paciente Terezinha Cella, de Mariano Moro, foi a primeira a utilizar a touca para auxiliar no tratamento de câncer de mama: “estou muito empolgada, com a possiblidade de não perder os cabelos durante o tratamento”, salientou Terezinha;
O uso da touca em pacientes com câncer que são submetidas a sessões de quimioterapia, evita a queda de cabelo, melhorando a autoestima, contribuindo para o enfrentamento da enfermidade com mais confiança, ampliando esperanças.
Estiverem presentes as primeiras damas de Gaurama, Silvana Bettega; Barra do Rio Azul, Rafaela Sette; Charrua, Dirce Della Betta; Barão de Cotegipe, Anelice Farina; Suélen Brum, secretária administrativa da Amau e Jackson Arpini, diretor executivo do hospital, juntamente com a equipe de Oncologia.
Essa tecnologia de ponta passa a ser ofertada gratuitamente em pacientes em tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde. A touca funciona, conectada a uma unidade de refrigeração, é colocada na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes da infusão dos quimioterápicos e mantida em torno de uma hora e meia após ser finalizada, dependendo do protocolo adotado.
“Partimos de um sonho que chegou ao grupo por uma primeira-dama da AMAU e unimos esforços para que o sonho se transformasse em realizada. A touca Inglesa tem por finalidade reduzir a queda de cabelos durante o tratamento quimioterápico, o que auxilia na resposta terapêutica e, de modo especial, na questão emocional”, disse Jackson Arpini.
Para Marcelo Arruda, presidente da AMAU, esse é mais um passo, que mostra a força da associação, sempre em busca de melhorar a vida das pessoas: “a continuidade do trabalho que vem sendo desempenhando na AMAU ao longo dos anos, vem nos garantindo avanços constantes em várias áreas, entre elas a saúde, e a aquisição dessa touca mostra isso na prática, pois iniciou na gestão passada da associação, com o presidente Maurício Soligo ”, finaliza.

Crédito foto: Divulgação/AMAU

Deixe um comentário