Você está visualizando atualmente Prefeitos da AMAU se reúnem para debater a situação dos conflitos indígenas

Um grupo de prefeitos da AMAU e lideranças da região estiveram reunidos na segunda-feira, 02 de outubro, na Prefeitura de Getúlio Vargas, na tentativa de unir forças e buscar uma solução, com o Governo do Estado, para os conflitos entre indígenas da Reserva do Ligeiro, de Charrua.
“Estamos solicitando a Funai, a Polícia Federal e ao Ministério Público, mas, ainda não tivemos resultados positivos para que volte a harmonia e paz entre os indígenas. Desta forma, estamos buscando o apoio de outros municípios e entidades”, declarou o prefeito Roque.
O procurador do Estado, Rudinei Candeias, participou da reunião e prometeu buscar conclusões em outras instâncias. Ele vai instalar um inquérito civil público e cobrar uma solução do Estado, Ministério da Justiça e Funai.
O encontro contou com a presença do presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Beto Bordin, do presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, prefeito e o vice de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo e Elgido Pasa; prefeito e o vice de Charrua, Valdesio Della Betta e Luiz Carlos Franklin da Silva, e o vereador Vilseu Fontana Júnior; prefeito de Estação, Humildes Camargo; de Erebango, Valmor Tomazini; Floriano Peixoto, Orlei Giaretta; vice-prefeito de Sertão, Carlos Bernieri, e o Procurador geral do Estado, Rudinei Candeias.

Manifesto da AMAU
Os prefeitos da AMAU estiveram reunidos na manhã de terça-feira (03), em Assembleia Ordinária, na sede da entidade. Entre os assuntos tratados, foi abordado a questão dos conflitos indígenas da Reserva do Ligeiro. Através do pedido do presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, foi aprovada pelos prefeitos, e assinada uma manifestação da AMAU, em apoio a Charrua.
O teor do manifesto é de ajuda ao município de Charrua no sentido de sensibilizar o governo gaúcho e a FUNAI para que concentrem esforços para apaziguar a comunidade indígena. Pedem que o governo do Estado amplie o efetivo policial no município, instalando um posto da Brigada Miliar na Reserva Indígena.
Para a Funai, a AMAU solicita urgência no atendimento das reivindicações apresentadas pelo município, no que tange a construção imediata das casas queimadas e o aporte de recursos financeiros e humanos para auxiliar neste momento de conflito.

Prefeito de Charrua recebe visita do Presidente da Funai

Na tarde desta quarta-feira (04), o prefeito de Charrua, Valdésio Roque Della Betta, recebeu a visita do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas, para tratar dos conflitos indígenas da Reserva do Ligeiro.
Participaram também do encontro, no gabinete da Prefeitura Municipal, o coordenador regional da Funai de Passo Fundo, Lauriano Ártico, e o vice-prefeito de Charrua, Luiz Carlos Franklin da Silva.
Franklimberg relatou que já conversou com os representantes dos dois grupos que estão em conflito. Um dos encontros foi com a liderança que está ocupando a sede da Funai, em Passo Fundo, e representam os indígenas do Ginásio Poliesportivo Municipal, e a outra reunião foi com representantes do grupo que está na Reserva do Ligeiro. Informações tratadas não foram divulgadas.
Está prevista para amanhã, 05 de outubro, uma reunião coletiva com os dois grupos, que será mediada pelo presidente, a fim de buscar uma solução para os conflitos.

Informações: Site: http://www.charrua-rs.com.br

Deixe um comentário