Você está visualizando atualmente Italianos da região de Belluno são recebidos no Alto Uruguai

Mais de 100 pessoas entre prefeitos, empresários e representantes de grupos italianos do Alto Uruguai, da região de atuação da Federação das Associações Italianas do Norte e Nordeste do RS (Fainors), estiveram reunidos na noite de segunda-feira (29), na Cantina Trentin.
A comitiva italiana é liderada pelo senhor Oscar De Bona, presidente da Associação Bellunesi Nel Mondo (ABM Mondiale) e vice-presidente da União das Associações Italianas da Imigração(UNAIE), prefeito de San Tomaso Agordino, Moreno De Val e empresários italianos. O objetivo da vinda é a visita aos grupos italianos Belluneses, com vistas a futuras parcerias.


O presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, se manifestou agradecendo a visita dos italianos, dando as boas vindas. ‘A nossa região se identifica muito com a Itália, não só pela colonização da maioria dos seus municípios, mas pela origem que é empreendedora, um povo trabalhador, que quer o progresso, que busca tecnologias. A região está aberta para questão de investimentos, como no turismo e pediu para que se amplie a parceria e indique outros municípios, a exemplo que fazem os municípios de Jacutinga, Aratiba, São Valentim e de Severiano de Almeida com o intercâmbio sócio cultural e econômico, através do Gemellagio’.
Também estiveram presentes, os prefeitos de Erechim, Luiz Francisco Schmidt; Viadutos, Claiton Brum; Ipiranga do Sul, Mario Ceron; vice-prefeito de Três Arroios, Luiz Pertuzzatti; Cruzaltense, Nelson Franklin da Silva, entre outras autoridades.
O prefeito Luiz Francisco Schmidt declarou que Erechim está honrado em receber os irmãos italianos. Ressaltou que acima de 80% da população tem casamento com oriundos da Itália. A presença dos italianos na população de Erechim pode ser avaliada pelo sobrenome dos prefeitos: Mandelli, Pietá, Farina, Lago, Zambonatto, Zanella, Polis – todos descendentes de imigrantes – contra apenas dois alemães – Dexheimer e Schmidt. Outra influência significativa está na gastronomia e a nominação dos familiares (nona, nono) “Erechim tem sotaque de italiano”, resumiu o prefeito.
Por meio de um debate, lideranças de uma região que compreende 32 municípios, puderam estreitar os laços e questionar os italianos sobre parcerias comerciais e culturais.
Mais cedo, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito, Luis Francisco Schmidt, na Prefeitura Municipal e seguiram para a Câmara de Vereadores. Na sequência conheceram as dependências da Escola de Italiano da Fainors.
Entre os assuntos levantados, o estreitamento das relações por meio de acordos de amizade e Gemellaggio, orientações para obtenção da Cidadania Italiana e intercâmbios culturais, educacionais e comerciais nas diversas áreas em que a Itália é considerada excelência.
Foi anunciado que uma missão da ACIE de Erechim visitará a Itália em Outubro de 2017, e vai contar com o apoio da La Piave Fainors e da Associação Bellunesi Nel Mondo.
A presidente da Fainors, Gertrudes Reolon Castilhos, salientou que este encontro resultou em uma abertura de integração para futuras parcerias e um possível Gemellaggio entre Erechim e Belluno.
Já para Oscar De Bona, presidente da ABM Mondiale, foi um encontro muito interessante e participativo com demandas sérias e precisas, e há vontade de utilizar a cultura e a língua e principalmente as tradições para fazer intercâmbios, inclusive econômico. “Penso que a Fainors, a prefeitura e os amigos da comunidade de Erechim e região podem satisfazer algumas demandas que foram feitas”, afirmou.

Deixe um comentário