Você está visualizando atualmente Formada a primeira turma da  Escola AMAU de Educação e Gestão

Mais de 160 pessoas concluíram o Módulo “Autismo e suas especificidades – Acolhendo e Incluindo”

 

Mais de 160 profissionais receberam seus certificados por terem concluído o primeiro Módulo da Escola de Educação e Gestão da AMAU (Associação de Municípios do Alto Uruguai), denominado “Autismo e suas especificidades – Acolhendo e Incluindo”. Uma breve cerimônia foi realizada durante o intervalo da última aula realizada nesta quinta-feira, 8, no Auditório do Prédio 8 da URI, parceira da iniciativa.

Os certificados foram entregues aos formandos dos 32 municípios da região pelo presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo. Segundo ele, a entidade sente-se imensamente feliz com a conclusão deste módulo e com a grande presença dos profissionais dos municípios: “Com certeza, vocês farão a diferença na vida de muitas pessoas e se tornarão referência nesta área”, comentou.  Ao recordar como surgiu o projeto, falou que a Escola da AMAU veio para ficar e para trabalhar as demandas dos municípios, que são comuns a todos. “Que nós possamos fazer com que esta escola mude a realidade e a vida das pessoas”, finalizou.

A fonoaudióloga Susan Renata Stroiek lembrou que o curso surgiu na Amau e que fora convidada a trabalhar como ministrante de alguns conteúdos, o que lhe deixou extremamente gratificada e agradecida por poder partilhar o seu conhecimento com todos.

A psicopedagoga Neiva Gorete Sabedot destacou que há 10 anos tinha que se deslocar para grandes centros para participar de uma formação nesta área. ‘Por isso, gratidão à AMAU, quem presenciou as aulas e a oportunidade de ter participado deste projeto inovador”. Segundo ela, quem conseguir auxiliar, mesmo que seja uma única criança, já estará fazendo um bem imenso à sua família.

GRATIDÃO

A secretária de Educação e Cultura do município de Barão de Cotegipe e presidente do Conselho Municipal de Secretários Municipais de Educação da AMAU (Conseme), Ducili Rochetti, uma das coordenadoras do projeto, que não pode estar presente na solenidade, enfatizou que os profissionais fizeram toda a diferença. “Formações encontramos em muitos lugares, mas o diferencial é o humano que apresentamos”, enalteceu. Ducili parabenizou a todos os profissionais que trabalharam neste Módulo, acrescentando que todos continuem a sonhar mais visando outras realizações.

Na última aula do módulo foi debatido estimulação precoce, a importância do diagnóstico e a estimulação precoce, mediação escolar e impacto do autismo na família.

Para fechar com chave de ouro o aprendizado, a fala de uma mãe emocionou a todos os presentes. Ao final, a avaliação dos participantes foi unânime e altamente positiva.

Deixe um comentário