Você está visualizando atualmente Demanda reprimida de cirurgias pelo SUS, preocupa municípios da região
A reunião foi conduzida pela presidente do COSEMS, Valdirene Fátima Ramme Foletto, secretária de Saúde de Jacutinga

O COSEMS se reuniu nesta quinta-feira, 10, e buscam alternativas para o aumento da fila de espera, principalmente na oncologia

Colegiado dos Secretários de Saúde da 16ª Região de Saúde, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 10, na sede da AMAU em Erechim. A reunião foi conduzida pela presidente do COSEMS, Valdirene Fátima Ramme Foletto, secretária de Saúde de Jacutinga.

Um dos temas abordados foi a habilitação de 15 leitos de internação de longa permanência para cuidados paliativos a pacientes da região e quais hospitais tem interesse e quais se enquadram nas normas da Vigilância Sanitária, para prestar o serviço.

Ao longo da reunião, os secretários de Saúde da região, se mostraram bastante preocupados com as demandas reprimidas de cirurgias, nas áreas de oncologia e traumato ortopedia e o aumento significativo da fila de espera. “Todas as cirurgias são importantes, mas a oncologia é de extrema importância e isso está nos deixando muito preocupados”, salienta a presidente Valdirene.

A cada dia a demanda aumenta nas secretarias de Saúde da região e acaba sobrecarregando os hospitais: “estamos chegando num momento que não temos mais recursos e nem pernas para atender toda a população que vem buscar atendimento no SUS”, relata Valdirene.

A Associação Comunitária Hospitalar Aratiba (ACHA), também foi pauta da reunião, sobre os atendimentos em oftalmologia: “nem todos as cirurgias e consultas de oftalmologia são feitas pelo SUS. Os municípios têm convênio com o hospital de Aratiba e quando a demanda é muito grande, pagam pelos serviços. Não são recursos do SUS”, finaliza a presidente.

Deixe um comentário