Comitê regional preocupado com a elevação dos casos ativos

R16 apresenta elevação de 116% dos casos ativos

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai, realizou uma reunião extraordinária nesta quinta-feira, 11, para avaliar o cenário regional, tendo em vista que a Plataforma Regional de Monitoramento (PRM) apontou um aumento de casos ativos em fevereiro de, aproximadamente, 116%.

Casos ativos

Segundo o último boletim regional a R16 apresenta 368 casos ativos, num aumento de 87 casos quando comparado ao boletim do dia 08, que registrava 281. A região também ascendeu de 144 para 147 óbitos, com dois óbitos do município de Erechim e um de Campinas do Sul.

Numa avaliação com relação da evolução da epidemia regional no mês de fevereiro, verificamos que saímos de 170 casos (01/02), para 368 (10/02), o que corresponde a um aumento de 116,48%.

Os membros do comitê regional entendem que o momento é de atenção, tendo em vista que a curva epidemiológica de casos ativos alterou seu desenho e também porque estamos próximos de um feriado e ao retorno das atividades escolares.

Segundo o último levantamento 44.11% dos 34 municípios, alvo de monitoramento, apresentam evolução no número de casos ativos; 23,52% se mantiveram estabilizados; e 32,35% apresentaram um sensível decréscimo.

Prevenção

Estamos atravessando um momento importante com a chegada da imunização, mas temos que ter presente que o cenário exige, ainda, adoção de todas as medidas de prevenção e os protocolos sanitários.

“Não podemos esmorecer nas práticas sanitárias, caso contrário, os números tendem a se elevar, com reflexos na saúde, economia e sociedade”, coloca Jackson Arpini, integrante do comitê regional.

O colegiado chama a atenção da população no sentido que adotem com o maior rigor as medidas preconizadas e salienta que ainda não é momento para relaxamento das medidas de prevenção.

A disseminação da enfermidade ocorre de forma muita rápida e caso não haja adesão da população no uso corriqueiro das ações recomendadas, especialmente no uso da máscara de proteção individual e evitar a aglomeração de pessoas, os números podem alterar o cenário regional, o que colocará a R16 em alerta.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: