Região 16 contabiliza 57 óbitos

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai tem monitorado, entre tantos outros indicadores, o número de óbitos decorrentes da Covid, dos 34 municípios que estão sendo monitorados desde meados de março, quando foi diagnosticado o primeiro caso na região.
O gráfico referente aos óbitos é um dos dados que integram a Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), e tem por finalidade monitorar a epidemia a nível regional.

Óbitos
Verificamos pelos nossos indicadores que o primeiro óbito na região ocorreu em 05 de maio. Nesse período, de 05/05 a 08/10, ocorreram 57 óbitos, com taxa de letalidade de 1,283. A taxa de letalidade do Estado está na ordem de 2,4%, portanto acima do indicador da região.
Os municípios que apresentam óbitos são: Aratiba, Barão de Cotegipe, Campinas do Sul, Charrua, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erechim, Estação, Faxinalzinho, Getúlio Vargas, Marcelino Ramos, Quatro Irmãos, São Valentim, Sertão, Viadutos, Nonoai. Em percentual, 47,06% tiveram óbitos.
O gráfico aponta que em 157 dias tivemos 57 óbitos, com suas respectivas datas. A Região 16, segundo o boletim dessa quarta-feira, 7, apresenta 4.442 casos positivos e 4.269 casos recuperados, com uma taxa de recuperação de 96,11%, também acima do indicador do Estado, que é de 93%.
Nesse período avaliado tivemos óbitos na região em 37 dias, conforme demonstra o gráfico. Não podemos deixar de levar em consideração o poder de contágio e de letalidade do novo coronavírus. Nessa semana, segundo os indicadores, ocorrerem 03 óbitos, chegando a esse patamar de mais de cinco dezenas.
“Em que pese nossos indicadores serem melhores que do Estado, não podemos, em hipótese alguma, relaxar nas nossas conquistas. Estamos em plena pandemia e o esforço de todos é indispensável. “Não podemos perder o que conquistamos regionalmente”, pontua Arpini, membro do Comitê regional.

Deixe um comentário