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A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) realizou nesta quinta-feira, 25, assembleia geral ordinária, no Pólo de Cultura, em Erechim, onde discutiu assuntos de interesse regional relativos, entre outros, às áreas de saúde e saneamento.
Sob liderança do presidente Paulo Polis, o colegiado recebeu à secretária de Saúde de Erechim, Eclesan Palhão, que falou sobre o funcionamento do Cerest Erechim (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Uruguai (CEREST/AU), explicando alguns pontos importantes, como o atraso do governo com os recursos que deveriam ser destinados, sugerindo para os municípios levarem o serviço Cerest a seus cidadãos. Sobre o assunto UDM (Unidade de Dispensação de Medicamentos), Eclesan compartilhou a dificuldade em centralizar em Erechim as entregas de medicamentos para a distribuição nos municípios. Segundo ela, em conversa com colegas secretários de saúde, se definiu que a melhor opção é contratar um farmacêutico e um estagiário para agilizar o serviço – possibilidade cabível, conforme o Jurídico da AMAU.
Na sequência da reunião, o assessor jurídico da AMAU explicou a proposta da criação da AGERAU, o intuito é a criação de uma Agência Reguladora Regional.
Após, foi passado a palavra ao diretor da FHSTE, Jackson Arpini, que apresentou indicadores do hospital (ações, serviços e orçamentário). Discutiu-se, também, a Tabela SUS – Honorários Profissionais. Arpini informou sobre a negociação com os profissionais médicos, tendo a negociação chegado a bom termo.
Por fim, o advogado Gladimir Chiele explanou sobre a privatização da Corsan e o Marco do Saneamento, explicando alguns contrapontos.
A próxima reunião da AMAU será realizada no dia 15 de dezembro, em Marcelino Ramos, onde será realizada prestação de contas da entidade.

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