Você está visualizando atualmente
Prefeitos da AMAU no Congresso da Famurs em Porto Alegre
 
Encontro promovido pela Famurs tem como tema “Mais Brasil, menos Brasília”.
 
Para uma plateia de 500 gestores, o 37ª Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul foi aberto nesta quarta-feira (05/07). Com o tema “Mais Brasil, menos Brasília”, a edição deste ano aborda a defesa por mais autonomia das cidades e de uma maior transferência de recursos da União para as prefeituras, com o intuito de tornar a gestão pública local mais eficaz. A atividade ainda marca a posse da nova diretoria da Federação. O encontro terá palestras, painéis e apresentações entre hoje e amanhã.
 
Na solenidade de abertura, o presidente da Famurs, Luciano Pinto, agradeceu a presença dos prefeitos e citou conquistas de sua gestão à frente da entidade – como os recursos da repatriação e a venda da folha. Mostrou que a crise não pode impedir o planejamento do futuro. “Mesmo em momentos de dificuldade, um gestor deve sempre olhar para frente. É preciso planejar para deixar um legado”, destacou.
 
O subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Paulo Sérgio Câmara, afirmou que o governo federal está empenhado em auxiliar os municípios. “Cada vez mais, vejo prefeituras com dificuldades. E compete a nós, gestores no âmbito federal, apoiá-las”. O vice-governador do RS, José Paulo Cairoli, destacou a relevância do encontro promovido pela Famurs. “Estamos em um dos fóruns mais importantes para definir qual Estado queremos”, ressaltou.
 
O vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, explicou que mesmo uma capital de estado enfrenta dificuldades para fechar as contas. “Cada vez mais, temos competências e atribuições, mas não temos recursos para fazer frente às dificuldades”, refletiu. O procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen, destacou que inúmeras dificuldades têm contribuído para um ambiente de tensionamentos entre os representantes do poder público. “O nosso grande desafio é mudar a forma como vínhamos resolvendo esse ponto”, sugeriu.
 
Para o presidente da Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Carlos Cardinal, o encontro é uma oportunidade para debater sobre como melhorar a vida nos municípios. O diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser, frisou que a empresa busca atender igualmente grandes e pequenos municípios: “O princípio de uma companhia pública estatal é que haja colaboração”, justificou.
 
Atos e homenagens
 
Além das manifestações das autoridades, a abertura do evento contou com diversos atos – como a entrega da primeira Medalha do Mérito Municipalista. A distinção foi concedida pelo presidente da Famurs, Luciano Pinto, ao presidente do TCE, Marco Peixoto. Agradecendo a homenagem, Peixoto afirmou não existir “função mais digna, respeitada e de maior responsabilidade que a de prefeito”.
 
O presidente Luciano Pinto e o secretário da Cultura do RS, Victor Hugo, também assinaram edital de apoio ao setor. A iniciativa é inovadora ao repassar recursos do Fundo Estadual da Cultura para os fundos municipais. “Enquanto Brasília se torna cada vez mais distante, nós vamos dar as mãos”, afirmou o secretário. Além disso, foi oficializado o convênio de adesão ao Fundo de Previdência Complementar (RS-Prev). Por meio desse acordo, cada município poderá instituir seu próprio regime de previdência complementar.
 
O 37º Congresso de Municípios segue até quinta-feira, quando ocorre a posse da nova diretoria da Famurs. O evento tem patrocínio do Banrisul, da Corsan, do Badesul, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Bradesco e do BRDE. O Detran e a CNM são apoiadoras do 37º Congresso de Municípios do RS.

Deixe um comentário