Você está visualizando atualmente 𝗔𝗺𝗮𝘂 𝗿𝗲𝘂́𝗻𝗲 𝗽𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗻𝗮 𝗘𝘅𝗽𝗼𝗔𝗴𝗿𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘁𝗮̃𝗼
Prefeitos e autoridades presentes na reunião em Sertão

Ao longo do ano de 2023, a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), descentralizou suas ações e realizou várias reuniões em municípios da região, culminado com as feiras regionais.
A última foi na sexta-feira, 8, em Sertão, na ExpoAgro Fenaser 2023. A reunião foi realizada no Sindicato dos Municipários, no Parque de Exposições do município.
O presidente da Amau e prefeito de Barra de Rio Azul, Marcelo Arruda, juntamente com o anfitrião, prefeito de Sertão, Edson Rossato, acolheram os colegas da região.
Também prestigiaram o encontro, o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural do estado, Lindomar Moraes; o deputado estadual Dirceu Franciscon; deputada estadual delegada Nadine (vice-presidente da Assembleia Legislativa) ; Mateus Wesp, representando o governador Eduardo Leite; e o ex-prefeito de Sertão e ex-deputado Gilberto Capoani, além de lideranças regionais.
Temas como a reforma tributária, as dificuldades dos municípios em relação às chuvas e o plano safra estiveram em debate. Após os pronunciamentos aconteceram apresentações de projetos do Departamento de Turismo de Sertão e do IFRS.
Membros do Departamento Municipal de Turismo realizaram uma apresentação sobre a potencialidade do turismo na “Terra das Altas Produtivas. Segundo o departamento, o trabalho iniciou com mapeamento dos potenciais turísticos do município. O inventário municipal foi feito pela Secretaria de Educação e houveram diferentes fases de desenvolvimento o que colocou Sertão no mapa do turismo no Norte Gaúcho e em nível nacional.
Há 66 anos em Sertão, o Instituto Federal – Campus Sertão é marca vivia e histórica da comunidade sertanense. O diretor geral do IFRS, Odair José Spenthof, falou aos prefeitos sobre a viabilidade do curso de Medicina Veterinária, ser ofertado no campus. Em Sertão são 1.200 alunos. O carro chefe é o curso Técnico em Agropecuária. São sete cursos superiores, na área da agropecuária, da educação e da tecnologia além de três cursos de especialização.
O Campus Sertão atende a 150 municípios da região. O diretor destacou a vocação e potencialidades locais para promover o curso de Medicina Veterinária. “Temos uma região propícia e com força na agricultura familiar. Temos laboratórios de referência. O curso de Medicina Veterinária vai atender as demandas da nossa região”, afirmou otimista.
Durante o encontro o presidente da Amau, Marcelo Arruda, destacou a vocação cultural da região que está sendo potencializada em diversas frentes. “Temos batalhado e sensibilizado os empreendedores. Estamos avançando muito bem a exemplo de Sertão com o turismo regional”, pontuou.
Em relação ao projeto do Curso de Medicina Veterinária, Arruda disse que os prefeitos irão assinar uma moção de apoio ao IFRS para aprovação em Brasília junto ao Ministério da Educação.
Segundo Marcelo Arruda foi momento de diálogos com deputados e governo: “estamos fortalecendo as parcerias para o Alto Uruguai continuar avançando. Tratamos também os desafios com a queda de receita e a necessidade do ajuste ou corte de subsídios do ICMS”, pontou o presidente da AMAU.

Deixe um comentário