Jacutinga

Prefeito: CARLOS ALBERTO BORDIN (PP)
Vice-Prefeito: SALETE SANGALLI LUFT (PMDB)

Endereço: Rua Antonio Felini, s/n
CEP: 99.730-000
Telefone: (54) 3368-1291
Site (Famurs): www.jacutinga.famurs.com.br

Área: 179,296 km²

População estimada [2018]: 3.576

População no último senso [2010]:  3.633

Distância de PoA: 391 km
Orçamento 2013:

Gentílico: Jacutinguense

História

O território que compõe o município de Jacutinga (que significa “jacu branco”) é originário de Erechim, pois Campinas do Sul, município de onde se desmembrou, pertencia a Erechim como Distrito.

Jacutinga, além dos Distritos de Campinas do Sul que escolheu para sua área, levou ainda parte dos Distritos de Paulo Bento e Quatro Irmãos, pertecentes a Erechim.

O município de Jacutinga tem sua origem na Fazenda de Quatro Irmãos e com o passar dos anos foram se instalando mais e mais serrarias para a exploração dos pinhais e pequenos comércios, os quais aglutinaram diversas famílias até a formação da vila, que hoje é o município de Jacutinga.

O nome jacutinga surgiu devido a grande quantidade de aves existentes na região com esse nome, os moradores e os tropeiros que por ali passavam, deram o nome de Jacutinga ao pequeno vilarejo.

O primeiro morador que se estabeleceu em Jacutinga foi o Sr. Oliveira Chumbo, no ano de 1926, mais tarde apareceram Angelo Fabiane, Angelo Tortelli e Fioravante Nava, sendo que este último morou dentro de um oco de uma canela até construir sua casa.

Os primeiros falecidos eram enterrados onde hoje é a praça em frente a igreja, mais tarde foram tarnsferidos para o atual cemitério. A principal exploração econômica era madeira.

Os moradores derrubavam as matas e começaram a plantar milho, trigo e mandioca.

%d blogueiros gostam disto: