Carlos Gomes

Prefeito: EGIDIO MORETO (PRB)
Vice-Prefeito: ROBERTO JOSÉ STODULSKI (PRB)

Endereço: Avenida Padre Estanislau Oleinik, 689
CEP: 99.825-000
Telefone: (54) 3613-4158
Site (Famurs): www.carlosgomes.famurs.com.br

Aniversário: 20 de março
Fundação: 20 de março de 1992
Área:
 83,15 km²

População estimada [2018]: 1.404

População no último senso [2010]:1.607
Distância de PoA: 351 km
Distância de Erechim: 56,4 km
Orçamento 2017

Gentílico: Carlosgomense

História

A colonização iniciou por volta de 1907, por intermédio de poloneses , onde os primeiros desbravadores eram imigrantes oriundos da Polônia , das Colônias de São Marcos , Bento Gonçalves , Veranópolis , Guaporé , Garibaldi e Alfredo Chaves . Todos pioneiros dedicaram-se à agricultura . Nessa época foi distrito de Passo Fundo .

As primeiras famílias foram ; Babinski , Stodulski, Osowski , Stawinski ,Grzybowski , Ziger , Wilanowski , Pogorgelski, Jakubowski , Sztormowski , Longui , Slussarek , Wojakowski , Mikoanski ,Andres, Wosinski , Meredik , Blasek , Strzelecki , e Amadigi .

Cabe enfatizar que quando os primeiros colonizadores chegaram a nossa região , passaram por inúmeras dificuldades . Estas foram heroicamente superados por estes imigrantes que pouco a pouco foram se adaptando com a língua , costumes e alimentação local .

Todo legado cultural que veio com os imigrantes poloneses e que estes perpetuaram para as gerações posteriores , bem como o número expressivo de descendentes poloneses no Município , fez com que algumas pessoas se interessassem em divulgar o nome do município e de certa forma prestar uma homenagem aos primeiros imigrantes , pela luta , garra , perseverança e fé que tiveram para povoar e construir o nosso município .

O primeiro nome da comunidade foi Sede dos Polacos, pelo fato da maioria dos habitantes serem descendentes de poloneses , o segundo Rio do Peixe e o Terceiro Ribeirão Torto . Em 1935 , passa a denominar-se Nova Polônia e aos 31 de outubro do mesmo ano , através do ato nº 125 , da Intendência de Erechim , é elevado a categoria de Vila como 11º Distrito de Erechim . Finalmente em 1944 , sofre a última mudança nominal passando a chamar-se Carlos Gomes . Tal nome prende-se à existência de uma Banda Musical que era muito querida pela comunidade e tocava músicas do compositor Carlos Gomes .

Em 1945 , passou a ser o 9º Distrito de Erechim , e com a emancipação do município de Gaurama , em 1955 é elevado a 3º Distrito .

Em 1959 , com a emancipação do município de Viadutos , fica sendo o 2º Distrito , integrando com a Sede o novo Município .

O Município de Carlos Gomes , foi criado no dia 20 de março de 1992 , pela Lei Estadual nº 9.540 , após consulta plebiscitária realizada em 10/11/1991 . Foi formado pelo desmembramento e áreas pertencentes ao município de Viadutos –RS e sua instalação deu-se em 1º de Janeiro de 1993 com a posse do 1º Prefeito , Vice- Prefeito e Vereadores .

%d blogueiros gostam disto: