Benjamim Constant do Sul

Prefeito: ITACIR HOCHMANN (PT)
Vice-Prefeito: ARI JOSE GASPARETO (PMDB)

Endereço: Rua Matriz, 1081
CEP: 99.650-000
Telefone: (54) 3613-2181
Site (Famurs): www.benjaminconstantdosul.famurs.com.br

Fundação: 1995
Área:
 132,396 km²

População estimada [2018]: 2.031

População no último senso [2010]: 2.307
Distância de PoA: 409 km
Distância de Erechim: 43,5 km
Orçamento 2013:

Gentílico: Benjaminense

História

Antes da chegada dos colonizadores, os povos indígenas já habitavam esta localidade, estes viviam isolados e sem contato com homens brancos.

Por volta de 1929, chegaram as primeiras famílias de colonos vindas principalmente de Guaporé, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e de outros municípios da Serra Gaúcha. Abriram clareiras na floresta com lâminas de facão, que futuramente transformaram-se em picadas para o transporte de produtos e mantimentos em lombos de multas. Estas clareiras foram se transformando, aos poucos, em estradas de chão batido. Em 1935, já era uma pequena Vila, e em 1959, passou à condição de Distrito de São Valentim.

A origem do nome Benjamin Constant do Sul, foi uma homenagem a pessoa de Benjamim Botelho de Magalhães Constant, militar e político brasileiro, bacharel em Ciências Físicas e Matemática, formado em engenharia civil e militar, participou na guerra do Paraguai, como capitão engenheiro, no trabalho de fortificação do acampamento. Os então moradores da Vila, com raízes republicanas, resolveram homenagear um dos mais ilustres fundadores da república, atribuindo o nome de Benjamin Constat a localidade onde moravam, nome este que perdura, porém acrescido do termo “do Sul” para diferenciar do nome de outro município já registrado com este nome.

%d blogueiros gostam disto: