Prefeito: VALDEMAR CIBULSKI (PT)
Vice-Prefeito: CELIO FIABANI (PT)

Endereço: Avenida Antonio Angelo Tozzo, 845
CEP: 99.760-000
Telefone: (54) 3528-1170
Site (Famurs): www.itatibadosul.famurs.com.br

Site da Prefeitura: https://www.itatibadosul.rs.gov.br/

Área: 212,121 km²

Estimativa População [2020]:3.231

 

Distância de PoA: 407 Km

Gentílico: Itatibense

História

Itatiba do Sul, Itatiba = abundância de pedra ou pedra branca.

Em 1916 chega a localidade de Derrubadas os primeiros imigrantes que data o momento mais remoto da história de Itatiba. Em 1923 os primeiros imigrantes chegaram á cabeceira do Lajeado da Pedra, onde hoje é a cidade de Itatiba do Sul.

Em 1934 chegaram os últimos imigrantes poloneses. Em 1941 os primeiros comerciantes à Itatiba e é criada a Vila de Itatiba. Em 1951 é criado o Distrito de Itatiba. Em 1959 Itatiba volta a pertencer a Erechim. Em 1964 é criado o município de Itatiba do Sul, anexa: ao topônimo que domina o município é acrescido “do Sul”.

O topônimo Itatiba compõe-se de dois radicais, ambos provenientes do Tupi-Guarani: Ita = Pedra + Tiba = Coleção. Significa, pois, pedra + pedra, ou seja, pedras acumuladas, pedras sobrepostas, isto é, muitas pedras.

No início da colonização chamava-se “Cabeceira de Pedra”, isto porque o Rio das Pedras tem origem exatamente na cidade, indo desaguar no Rio Uruguai. Daí o nome de cabeceira, significando “início”, ponto de origem.

Os primeiros imigrantes vinham em busca de sítios na “cabeceira do Pedra”, terras pertencentes ao “Governo”.

Com a constatação de que no Brasil já existia um município chamado Itatiba foi necessária a troca do nome da cidade, porém, os munícipes determinaram por bem acrescer-lhe simplesmente “Do Sul”, como distintivo. Passou a chamar-se de “Itatiba do Sul”.

Nosso passado, a taipa – a ITA + TIBA – lado a lado com a energia elétrica – nosso presente.